Passeio em BH: Praça Nova York

Quem aí já ouviu falar da Praça Nova York, localizada no bairro Sion? Estivemos por lá em um sábado à tardinha, aproveitando o restinho do horário de verão, que nos convida a brincar lá fora até mais tarde, já que nosso amigo sol demora a ir embora.
Durante o nosso passeio, encontramos crianças brincando, jovens conversando, grupos de donos de animais de estimação, adultos se exercitando na academia da cidade, gente de toda idade frequentando esse espaço que parece ser tão querido pelos moradores da região. O tempo todo chegava e saia um grupo de pessoas, em um curioso revezamento.
A praça parece mesmo um grande coração de mãe, no qual sempre cabe mais um. E cada pessoa que por ela passa, aproveita um lugarzinho especial: tem os banquinhos de contemplação para jogar conversa fora e contar as novidades; o parquinho das crianças, com muita areia e um brinquedo em forma de labirinto que faz a diversão da garotada; tem a academia da cidade, para os que apreciam um bom exercício físico.
O parquinho também tem os bloquinhos de equilíbrio, completando os brinquedos disponíveis para as crianças.
Sentimos falta de um balanço e um escorregador, eles certamente iriam completar com maestria as opções de brincadeiras para os pequenos.
Tudo isso emoldurado por um charmoso jardim e um lindo muro de mosaico, que deixa a praça mais aconchegante e colorida.
Vamos programar um passeio?
O que tem de bom por lá:
:: um labirinto muito legal
:: muita gente boa-praça
:: facilidade de alimentação e uso de sanitários (lanchonetes ao redor da praça)
O que precisa melhorar:
:: mais opções de brinquedos infantis
:: manutenção do labirinto, que vai ficar muito mais bonito se receber uma pintura
1 comentário
Boa Noite,
Parabéns pelo site e pela excelente qualidade de vida e belas praças bem conservadas do bairro Sion em especial o glamour da linda Praça New York e simpatia do pessoal do bairro Sion. Eu tenho muitas saudades de Belo Horizonte minha terra natal meus ancestrais trabalharam na obra da construção da NOVACAP e an transferência da capital para a Cidade Jardim de Minas (teve nome mudado para “Belo Horizonte” em 1902) Luís Cândido de Araújo e outros tios avós atuaram nas obras da nova capital entre 1894 e 1897 com os engenheiros Francisco Bicalho, Aarão Reis e Cristiano Machado. O meu bisavô e meu avô eram médicos em Barbacena e vieram como meu pai a convite do Crispim Jacques de Bias Fortes e meu pai trabalhou como inspetor de trânsito 45 anos até 1972 (40 anos no antigo DET e 5 anos no 14o PBTRAN na PMMG essa Força Pública Civil foi extinta pelo decreto 1072 a polícia civil fardada foi transferida em todo o Brasil para os quadros da PMs em 29/12/1969, ele instalou as sinalizações na cidade nos anos 1930 até 1970 e os primeiros semáforos eletrônicos na cidade na década de 1950 ao lado do inspetor Pimentel e outros colegas no DET e PBTRAN.
Eu morei no Bairro do Carmo na Avenida N. Sra do Carmo (uma casa que meu pai demoliu e construiu um prédio loja e um apartamento e vendeu até o ano 1967 e passei minha infância estudando no Grupo Escolar Presidente Antônio Carlos ao lado da Igreja do Carmo e o ginásio na PMMG no Colégio Tiradentes no bairro santa tereza. Em 1968 nós nos mudamos para o bairro Sion compramos uma casa na rua Santa Maria de Itabira e em 1974 ela foi vendida e demolida para fazer um prédio no lote número 270 no Sion.
Entre 1970 e 1974 eu tinha muitos amigos no Sion, nos encontrávamos na PRAÇA NEW YORK e nessa época que comecei a faculdade tinha acabado servir a Marinha e o pessoal me conhecia como “marinheiro” mas me desliguei e fui trabalhar na VALE e depois nas obras de implantação das fábricas FIAT AUTOMÓVEIS e ALFA ROMEO no Brasil,
Em 1980 eu sai da FIAT e fui trabalhar no estado do Rio de Janeiro por muitos anos em estaleiros navais e depois em São Paulo. Desde 1980 nunca voltei ao bairro Sion apesar de ter feito poucas visitas rápidas à irmão e irmãs que ainda moram em BH sempre foram viagens rápidas.
Eu moro em São Paulo mas gostaria muito ir a BH para rever os velhos amigos do Sion e em especial da Praça New York, o pessoal da Floricultura Sion, o “Neco”, o Jenner, a Sara, Rita de Cássia da av Piumhi e a Patrícia (filha do Dr Armando) da Praça New York, o Luisinho, o marcos e muitos outros amigos que passaram tardes agradáveis em descontraídos bate papos na Praça New York.
Existe alguma programação de encontro dos antigos moradores do Sion ou da Praça New York?
Agradeço a informação
Um abraço a todos
Paulo Araújo Bento
Engenheiro Mecânico Aposentado