foto colorida. uma criança observa o lago. ao fundo os prédios da cidade.

* atualizado em dez/21

O hipercentro da capital mineira abriga um parque-oásis em meio ao concreto da cidade. Patrimônio ambiental mais tradicional de Beagá, o Parque Municipal foi inaugurado em 1897, na antiga Chácara do Sapo, e inspirado no estilo romântico inglês.

Nostalgia é o tom do passeio, afinal foi este destino de muitos pais na infância. Três lagoas – uma com pedalinhos – cascatinha, largos, monumentos, parquinho tradicional e parque de diversões (este com atrações pagas) são encontrados nas diferentes rotas a se percorrer. Sua enorme área verde abriga vários exemplares da fauna e da flora. É possível observar muitos animais e, para as crianças, cruzar com alguns deles pelo caminho pode ser o ponto alto da visita. Para os esportistas, pista de patins e de skate, quadras de tênis e poliesportivas e equipamentos de ginástica fazem parte da estrutura. O espaço também funciona como centro de educação ambiental e cultural. Fazem parte do complexo o Palácio das Artes e o Teatro Francisco Nunes.

 

Programa-se: 
Av. Afonso Pena, 1377 – Centro
Funcionamento de terça a domingo, das 8h às 17h. Às quartas, até 15h. Necessário agendamento neste link
Entrada gratuita

Informações importantes:

> Necessário apresentação do comprovante de vacinação contra a Febre Amarela: 
Por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, o acesso ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti requer a imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita. Pessoas que não se vacinaram, como bebês com menos de 9 meses, que não podem ainda ser imunizados, não podem visitar o Parque.

> Agendamento: As visitas ocorrem por meio de agendamento prévio e há um limite máximo diário de pessoas. Os agendamentos podem ser feitos por turno: manhã (entrada das 8h às 12h), e tarde (entrada das 13h às 17h). Todos os visitantes podem permanecer no parque até 17h. Cada pessoa pode reservar até 5 ingressos. Lote extra: São lançados ingressos extras no dia da visita. No dia em que desejam realizar a visita, os interessados devem entrar no sistema de agendamento, por volta das 9h, e checar a disponibilidade. Esse ingresso extra retirado no dia da visita pode ser utilizado em qualquer horário daquele dia.

> Medidas Covid-19: uso de máscara obrigatória. Lembre-se sempre de seguir todas as recomendações de segurança sanitária. Leia mais aqui.

Dica boa praça 
O parque merece ser explorado com calma, em várias visitas. Há muitas atrações e riqueza de detalhes arquitetônicos e naturais.
 
tabela

Obs.: As fotos que ilustram este post foram realizadas antes da pandemia de covid-19 pela Tanto Mar Fotografia para o livro Beagá pra Brincar.

Beagá é nosso quintal. Experimentar na companhia das crianças os lugares perto da gente, turistando em nossa própria cidade #staycation, abertos ao sentir e ao reparo, cria memórias afetivas em toda família, hoje e sempre.