Foto: Diana Demarchi

Essa brincadeira faz sucesso com a meninada. Compartilhada com a gente pela querida Diana Demarchi, uma mãe super adepta do faça você mesmo, que conhecemos lá no início do Na pracinha.

A diversão estimula os sentidos (tato, visão e olfato) a concentração, a coordenação motora e a imaginação dos pequenos. Lembre-se sempre de acompanhar a criançada, combinado?

A areia da Lua, ou massinha da Nuvem ~ como também é conhecida ~ é moldável, e super simples de ser feita. Basta oito xícaras de farinha de trigo e uma de óleo (pode ser de cozinha, ou se preferir, de bebê ~ que permite um toque gostoso e um cheirinho delícia).

Durante a mistura, se achar que está muito oleosa, é só colocar mais um pouco de farinha. Fique atento também com o material espalhado no chão para evitar acidentes.

Convide as crianças para participarem desde o início, separando os ingredientes na despensa, ajudando a organizar a área da brincadeira. Durante a mistura, aproveite para conversar sobre os reparos em relação aos cheiros, texturas, sensações, é sempre um encanto ouvi-las.

A textura fica muito parecida com a areia da praia, e você pode disponibilizar ainda brinquedos ou utensílios da sua própria cozinha (que sejam seguros).

“Bernardo fez castelos como se estivesse na beira do mar, usando utensílios de nossa própria cozinha. Garantimos um bom tempo de diversão, invenção e estímulo à criatividade. Já Natália, de apenas um ano, ficou impressionada e atenta com a textura, todo o toque em suas mãos e pés eram observados e repetidos.”, conta Diana.   

Lembre-se também de incluir as crianças no momento da limpeza com atividades que sejam possíveis para elas.  E depois que a farra acabar, a areia, se bem vedada, pode ser guardada para outras ocasiões em um pote ~ pra brincar de novo, não se esqueça de conferir como está a consistência e limpeza. E claro, fique de olho nas datas de validade dos materiais. 

É tempo de brincar!