![]() |
Foto: Patrícia de Sá |
Importante: este post relata a palestra do psiquiatra pediátrico Dr. Belisário e a pediatra Dra. Filó sobre o sono infantil, que aconteceu em maio de 2015. É importante entendermos o conteúdo como uma referência, não uma verdade absoluta. Cada família possui sua rotina cotidiana, e por isso é fundamental que os pais sigam as orientações dos médicos que acompanham seus filhos.
“Menino, vai dormir, se não você não cresce!” Alguém ouviu essa frase quando criança? Eu costumava escutar, assim como meus irmãos. Sempre achei que fosse apenas uma maneira intimidadora para que eu deitasse e acordasse cedo sem reclamações.
![]() |
A Paróquia Nossa Senhora Rainha ficou recheada de pais sedentos para entender como o sono afeta a vida das crianças |
Acontece que o tal dormir cedo, de fato faz muita diferença no crescimento e desenvolvimento das crianças, segundo Dr. Belisário, psiquiatra pediátrico, que ministrou a palestra à convite da pediatra Dra Filó.
Não é fácil. Segundo o psiquiatra, para mudar a maneira de dormir de um bebê de três meses, leva-se dois dias. De seis meses, quatro dias. Já uma criança de sete anos, por exemplo, vai demorar três meses para aceitar dormir de forma diferente. E será sob muito protesto. Porque afinal de contas, por que só ela tem que dormir cedo, enquanto as colegas não têm essa regra em casa? E como ela vai participar das conversas no recreio se não está assistindo ao Big Brother…!? As mães também sofrem com essa pressão social. Se nos ausentamos um pouco mais cedo de algum programa social para colocar a prole na cama: mas ela jáááá vai dormir? E quando o telefone toca em casa, às 21h30, e a gente atende falando com um tom mais baixo, porque a casa está adormecendo – “êta povo que dorme cedo nessa casa!”. Acaba gerando estranhamento, não tem jeito.Mas por mais complicado que seja, parece que a solução passa por aí. Para mudar os hábitos de sono de uma criança, é importante mudar os hábitos da família. Ela não vai aceitar dormir cedo se perceber toda a casa funcionando, luzes acesas, TV ligada e só ela tendo que se deitar. Portanto, a orientação do psiquiatra, nesses casos, é uma só: ler histórias, preparar o ambiente e desligar as luzes da casa. Sim, todas as luzes.
E a mudança de hábitos passa até mesmo pelo projeto de iluminação dos apartamentos, especialmente nas salas e nos quartos. Luzes amarelas, por exemplo, relaxam e auxiliam na chegada do sono. Segundo Dr. Belisário, a luz branca emite uma onda azul que atua diretamente nas mitocôndrias da nossa retina, inibindo o hormônio do sono, a melatonina. E é a mesma luz que sai dos aparelhos eletrônicos. Celular e iPad antes de dormir, nas palavras do psiquiatra, é terrível. Isso inclui também os pais. O whatsapp, que não pára de funcionar mesmo de madrugada, é um grande vilão, despertando as pessoas. Ainda que você durma depois de ler uma mensagem, certamente você dormiria melhor se não tivesse lido. Acordar de madrugada e “dar uma checada” só prejudica o sono que deveria vir depois. E o efeito de aguardar a resposta de alguém no aplicativo age no mesmo lugar, dentro do cérebro, em que a maconha e a cocaína atuam. Daí as insônias, as ansiedades. Confesso que me impressionou tudo que foi dito ali, com tanta explicação científica.
Vou tentar esclarecer de uma forma simples (perdoem-me se eu não me aprofundar nas explicações): as crianças precisam dormir cedo por um simples motivo, o hormônio do crescimento age às 00h30 em quase todas as pessoas. Mas atua no quarto estágio do sono. Desta forma, se a criança vai para a cama às 22h, 23h, o hormônio terá muito menos tempo de atuação, prejudicando o seu crescimento.
O psiquiatra também exibiu imagens do cérebro de crianças que dormiram cedo e outras que dormiram tarde antes de uma prova de matemática. Os primeiros têm várias áreas do cérebro destacadas, em atividade, e os segundos, uma parte pequena. Possivelmente, os que dormiram mal vão se lembrar menos do que estudaram do que a outra criança. Aqueles meninos e meninas que adquirirem um bom hábito de sono desde cedo, vão se tornar adultos com menos propensão de ter outras doenças, como o Alzheimer, que tem afetado um número cada vez maior de pessoas. Segundo o psiquiatra, apenas duas coisas realmente retardam essa doença: exercícios físicos e sono. Quanto mais, melhor. Aliás, repetiu-se infinitamente na palestra o quanto os exercícios físicos fazem diferença para o sono das crianças. Uma das boas coisas que os pais podem fazer pelos filhos é colocá-los para participar de esportes desde cedo. “Criança que faz exercício antes de dormir, dorme muito melhor”, insistiu muito o psiquiatra na palestra.
O encontro seguiu com muitas perguntas dos pais, ansiosos em entender como corrigir problemas, muitos também querendo enxergar melhor a relação do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) com a falta de sono. Dr. Belisário frisou sobre a quantidade de prescrição de ritalina estar diretamente ligada à má qualidade de sono das crianças.
Ao final, voltei para casa com o marido pensando em estratégias para melhorar a qualidade de sono da nossa família. Trocar as lâmpadas, incentivar ainda mais o esporte, e, passando pelo que já apoiamos nessa praça – assumir ainda mais a família como nossa mais importante tarefa. Trabalhamos como loucos e esquecemos que não estamos numa corrida, estamos com uma missão: fazer da nossa casa o melhor lugar pra se viver. Fazer da nossa família um ninho de cuidado que permita que crianças felizes tornem-se adultos seguros, realizados e saudáveis – física e psicologicamente.
A gente consegue, vai. Vamos seguir caminhando.
72 comentários
Maravilhoso! Vamos virar este jogo!
não concordo na prevenção de alzheimen porque uma criançanão dorme cedo
Você pode até não concordar, mas isso não transforma a teoria em uma mentira. Eu prefiro nao correr os riscos com meus filhos.
Parabéns ! Já li sobe isso e estabeleci regras para minhas crianças de 3 e 5 anos.Sou pai dedicado e cuidadoso. Aprendi muita coisa com meu pai médico. Eu levo meus pequenos pra escola todos os dias e percebo se em algum dia dormem tarde, chegam na escola dormindo no carro e desanimados. Fiquei sabendo que pedem para dormir no tapete da sala de aula. Acredito na teoria, e no que vivi e vivo na prática. Desde criança e até atingir a fase adulta, sempre costumei dormir por volta de 20:30 hs e me tornei o mais alto entre meus irmãos. Tenho convicção de que não foi só genética. Hoje estou perto de completar 41 anos e me sinto como se tivesse 17. Muitas, muitas pessoas mesmo dizem que pareço ter menos de 20 anos.Me perguntam qual é segredo! E esse é o segredo, além de nunca ter tomado NENHUMA bebida alcoólica ,nunca fumei,evito alimento cárneo(obs.: os cárneos condenados pela Bíblia não como de jeito nenhum, ex: porco), não bebo café,… sigo alimentação saudável e orientada por Deus na Bíblia. O que posso dizer , com todo respeito, para aqueles que não seguem os sábios princípios de saúde, confirmados até por pesquisadores e cientistas : " O pior cego não é o que não vê , mas sim aquele que não acredita naqueles que enxergam". Que Deus os abençoe e os guarde !
Excelente exemplo !!
Rapaz vc não vive. Nem vai ter história pra contar para seus filhos.
zzzzz q vida chata! seus filhos vao passar a vida toda ouvindo: "na minha idade fazia isso, nao fazia aquilo, era regrado naquilo outro"…
Quanta besteira……
Nada Pertinente Rebater Estudos Científicos E Estudiosos Da área Com Um Comentário Esdrúxul Sem Apresentar Ao Menos Um Argumento Para Demonstrar A Opinião Contrária. Lamentável!
Quanto à Publicação Muito Interessante E Procedente! Parabéns!
Por que Você Escreve Assim?
Pois eh eu não concordo pq todos meus filhos sempre dormem dormem tarde e são gigantes, o de 18 tem 1.97 a de 10 1.64 e a BB de 7 meses 72 cm maior q a média de um BB de 1 ano…
Mas com base em que estudo? Quais são as referências de pesquisas? O assunto é interessante, mas só a opinião não é o suficiente para afirmar com certeza. Realmente gostaria de saber quais estudos e qual a credibilidade dos mesmos.
Obrigado pelo post…
comentários sobre big brother e que a maconha e cocaina atuam na mesma área do cerebro estragaram toda a informação.
Concordo que desvirtuaram o comentário contendo verdades interessantes, com comparações indevidas . E quanto ao Big brother, acho que é realmente pior que um caldo de lixo!
Se observarem bem o contexto…vão perceber que tem a ver sim! Quando ela mencionou "Big brother" estava se referindo a necessidade da criança ficar acordada até mais tarde só para acompanhar o programa afim de estar por dentro do assunto no dia seguinte! Quanto a " maconha e cocaína" ela se referiu sobre o efeito que age no cerebro 'VICIO'(eu tb não sei o nome rs)…a pessoa que fika vidrada no whatsss é movida por esse mesmo efeito resumindo…É viciada!!rs…
Acho totalmente certo…
Muito bom! Essa matéria serviu para me certificar que estamos no caminho certo. Tenho dois filho um com 11 e um com 4 anos, sempre dormiram cedo entre 8:30 e 9:00 .
Ele apenas ressaltou algo que já é da cultura de alguns países mais desenvolvidos. Procure uma criança na rua após as 18h na Alemanha. Em eventos sociais é simples : ou as crianças ficam em casa com uma baby sitter ou um dos pais não vai, mas as crianças dormem cedo.
Excelente!!! Tenho 34 anos e qdo pqna nunca dormi depois das 20:30, hj tenho duas filhas, uma de 10 e uma de 1 ano e meio e nenhuma delas na sua rotina dorme depois das 21h , mas há exceções q são poucas de qdo vamos a festa de algum amiguinho/a . Incrível como a falta de sono saudável interfere nas mesmas áreas do cérebro q drogas como maconha e cocaína!!!!
Concordo. Aqui em casa fazemos tudo o que foi descrito. Nosso filho e muito saudável e sempre disposto a tudo.
Minha filha está com dois anos e dez meses agora q começou. A dormir de verdade e nos deixar dormir ,entåo 22 e23 eu estava feliz da vida achando q estava arrasando ….me decepcionei….vou tentar melhorar entåo
Texto maravilhoso e altamente instrutivo! Vou compartilhar mtooooooo
Criança dormir cedo é ótimo nas famílias em que os pais trabalham das 8 às 18h. Como esse é o caso da maioria das pessoas, virou tradição e inventou- se que isso é o correto. Duro é trabalhar das 13 às 22.30h, chegar em casa 23h e ouvir de todos que é errado a criança dormir tarde, acordar tarde e estudar no período da tarde. Porém, o importante é ser feliz e cada um que pague suas contas, não é mesmo?
E porque nao aproveitar que ele estuda a tarde e vc tbm trabalha a tarde e curtir o dia acordando bem cedinho?
Se seu filho dorme tarde, provavelmente acorda tarde assim como vc, horas perdidas… vc nao acha? Assim nao prejudica o crescimento do seu filho e su dia rende de forma beneficiosa para ambos.
NÃO.. a noite foi feita para dormir e pronto…
Certíssimo! Cada família tem sua rotina e os hormônios não tem relógio para saber a hora de serem liberados.Isso varia de acordo com as atividades da pessoa.Se fosse assim,se eu fosse morar no japão meus hormônios seriam liberados às 12:30 ( 00:30hs no Brasil). Eu sempre dormi e acordei tarde , minha filha também. Ela tem 13 anos, 1,75 de altura e é a melhor aluna da escola. Teorias desnecessárias e mania de querer enquadrar ser humano em "padrões".
Concordo muuuuuuito com vc! Cada família sabe os horários possíveis e o jeito de aproveitar melhor. Tb chego tarde e meu filho dorme por volta das 23h. É fácil dizer para nós "acorde cedo e aproveite mais o dia". Obviamente, se dormimos tarde, não será fácil acordar cedo e nem é saudável tb passar o dia todo com sono. Esta questão hormonal é bastante relativa, já li em outros lugares que depende de cada organismo. Para quem não trabalha fora ou pode chegar cedo é bem fácil julgar os outros.
Concordo mto cm VC…meus filhos sempre dormiram tarde são hiper saudadaveis ativos dispostos e sobre o crescimento dão altíssimos a mais velho tem 1.97 hehe…
Eu espero profundamente que as pessoas que estão criticando o post sejam ao menos formadas em alguma área da saúde. O post é totalmente válido e tudo que está escrito nele tem coerência e base científica. Muito bom artigo!
Pois eh mas a ciência errou sobre o crescimento pois meus filhos sempre dormiram tarde e são gigantes e nessa matéria fala q crianças q dormem tarde não crescem certo….
Sem a referência do estudo realizado estar referenciado é difícil não acreditar que essa opinião é achismo. Sou formado na área e achei o texto interessante, porém sem fontes não podemos considerar como "científico"…
Concordo em parte….
Gostei muito. Se a palestra for publicada, não deixe de nos avisar.
A questao da crianca brasileira dormir tarde e cultural. Moro na Inglaterra e tenho duas filhas nascidas aqui. As minhas dormem entre 20:30 e 21:00, tarde para o padrao Britanico. Crianca inglesa dorme as 19:30/20:00.
Interessante você mencionar a Inglaterra… Lembrei do desenho da Peppa, que é de origem britânica: sempre quando a Peppa e o George vão dormir, o relógio do quarto marca 19H30. Mas, por exemplo, minha filha adora o desenho, durante o dia ela está na escola e o desenho só é exibido às 20h30 no Brasil.
Essa história de que o hormônio do crescimento acontece sempre a 00:30!? Sinceramente… Não sei se acredito não! Que as crianças precisam de boas horas de sono, isso já acho coerente! Hora marcada para o hormônio agir não me parece coerente!
Isso tbm não me pareceu coerente, mas vou pesquisar.
BLZ. então vira especialista, caso voê ainda não seja, e faça experimentações científicas pra comprovar suas hipóteses. Agora ficar no achismo,aí já é ignorância…
Flávia, realmente eu não tenho como comprovar isso, trata-se de um dado passado pelo especialista, apenas repassei. O fato é que realmente temos percebido as crianças crescendo menos e mais agitadas, por isso a meu ver parece coerente sim. De todo modo, a ideia do post é apenas transmitir as informações para quem não pôde assistir à palestra ao vivo. Abraço!
Com certeza essa questão do crescimento para meus meus filhos não deu certo pois são gigantes e sempre dormiram muito tarde…o de 18 tem 1.97 a de 10 1.64 e a BB de 7 meses 72 cm mais q a média de um BB de 7 meses q eh 70 cm…eu desacordo totalmente principalmente com essa parte da matéria… E outra meus filhos são super saudáveis, dispostos até demais kkkk e extremamente inteligente….
Miriam: seria interessante colocar isso no texto, pois muitas pessoas estão acreditando se tratar de dados científicos (não que não haja a possibilidade).
Essa história de que o hormônio do crescimento acontece sempre a 00:30!? Sinceramente… Não sei se acredito não! Que as crianças precisam de boas horas de sono, isso já acho coerente! Hora marcada para o hormônio agir não me parece coerente!
O que importa mais: o horário em que a crianca dorme ou a quantidade de horas dormidas?
E se a criança dormir tarde e acordar tarde?
Minhas filhas (6 e 7 anos) dormem às 22:00, mas acordam as 9:00.
Segundo o Dr. Belisário, o horário em que se dorme faz diferença no sono sim, por causa do momento em que o hormônio do crescimento age. Quanto mais tarde a criança dormir, menos esse hormônio atuará. De todo modo, eu acho que cada família deve se organizar da forma que for possível. Se não dá para dormir mais cedo de jeito nenhum, ninguém vai morrer por causa disso, não é o fim do mundo. A qualidade será menor, mas cada família realmente precisa avaliar o que funciona no seu dia a dia para não se martirizar.
Então pode me responder pq tos meus filhos são altíssimos e sempre dormiram tarde e bem tarde????
Muitos não gostaram da critica indireta. Vão pagar o preço mais tarde não reclamem.
Queria entender como o organismo sabe que são 00:30 para liberar o hormônio. Isso não depende do relógio biológico de cada um?! Estranho…
Muito bom. Devemos sempre priorizar o bem estar da nossa família!
A teoria é perfeita e acho tudo muito válido, mas acho que nada deve ser generalizado, porque na prática a coisa pode ser diferente… O que será mais prejudicial a uma criança: dormir tarde e ter contato com os pais que chegam do trabalho às 20:30h, por exemplo, ou dormir cedo e não ter esse contato diário de carinho e brincadeiras com os pais?
O grande desafio é encontrar uma forma de passar mais tempo com as crianças sem prejudicar o sono delas. Não, não é fácil, para a maioria das famílias é muitíssimo complicado. Mas a ideia é refletir se realmente não existe esse caminho. Será que acordar cedo e tomar café juntas ou almoçar juntas, ou diminuir o ritmo de trabalho é possível? De todo modo, se não dá de jeito nenhum, paciência. Mas vale ter as informações para, quem sabe, um dia conseguir essa adequação….!
Nem posso copiar um trecho do texto pra por no facebook… Pobre.
"O hormônio do crescimento age sempre às 00:30 em quase todas as pessoas."
Estava achando o post interessante ler isso. Gente hormônio não tem relógio!!!
Ele age em todos quando entram no quarto estágio do sono.
Claro que isso não vai acontecer se seu filho dorme à 1:00 e acorda às 7:00.
Assim como é demais teu filho dormir às 21:00 e acordar às 10:00.
A criança tem que ter no mínimo 10 horas de sono pro hormônio agir normalmente.
Então se o seu filho acorda todos os dias às 6:30, ele realmente deve dormir 20:30.
É só calcular pessoal, minhas filhas não estudam de manhã, então elas dormem às 23:00 e acordam às 9:00. São mega saudáveis e crescem acima da média.
Fica a dica!!!
Parabéns ! Já li sobe isso e estabeleci regras para minhas crianças de 3 e 5 anos.Sou pai dedicado e cuidadoso. Aprendi muita coisa com meu pai médico. Eu levo meus pequenos pra escola todos os dias e percebo se em algum dia dormem tarde, chegam na escola dormindo no carro e desanimados. Fiquei sabendo que pedem para dormir no tapete da sala de aula. Acredito na teoria, e no que vivi e vivo na prática. Desde criança e até atingir a fase adulta, sempre costumei dormir por volta de 20:30 hs e me tornei o mais alto entre meus irmãos. Tenho convicção de que não foi só genética. Hoje estou perto de completar 41 anos e me sinto como se tivesse 17. Muitas, muitas pessoas mesmo dizem que pareço ter menos de 20 anos.Me perguntam qual é segredo! E esse é o segredo, além de nunca ter tomado NENHUMA bebida alcoólica ,nunca fumei,evito alimento cárneo(obs.: os cárneos condenados pela Bíblia não como de jeito nenhum, ex: porco), não bebo café,… sigo alimentação saudável e orientada por Deus na Bíblia. O que posso dizer , com todo respeito, para aqueles que não seguem os sábios princípios de saúde, confirmados até por pesquisadores e cientistas : " O pior cego não é o que não vê , mas sim aquele que não acredita naqueles que enxergam". Que Deus os abençoe e os guarde !
Meus dois filhos dormiam as 20 horas, e eles sempre tinha a dor do crescimento e o pediatra diziam que era porque eles tava crescendo,
Associar sono e Alzheimer achei meio forçação de barra . A geração que hoje sofre deste mal dormia às 19:00 horas quando criança. O artigo tem boas informações , mas com algumas coisas estranhas como a tal hora do hormônio do crescimento agir.
Agora meu filho de 2 anos e 11 meses está dormindo muitíssimo bem: cerca de oito horas diárias. Antes: 4h e 30 min. Sempre muito agitado, estressado e choroso. Houve meses em que ele dormia ainda menos do que isso. Eu e ele sofremos muito com essa situação. Ainda hoje não sabemos as causas.
Tenho formação na área da saúde e o organismo tem um relógio biologico sim. Por favor, não desconsiderem estudos sérios com achismos. Produzimos melatonina a noite, a partir das 19h, e claro que se ficarmos expostos à luz a produção dela será alterada. Pra quem não sabe, esse hormônio que citei é o hormônio que descansa, relaxa, recupera, tem efeitos anti-cancerígenos. Etc. O sono é de extrema importância, principalmente para crianças, que estão em fase de crescimento. Nossas rotinas foram alteradas com o tempo e o mundo-moderno (tempo de sono, qualidade de sono, estilo de alimentação, etc), e vemos o preço disso, não é mesmo? Mais intolerâncias alimentares, mais problemas psicológicos (ansiedade, depressão). Agrego mais uma informação ao post. Sonecas longas durante o dia parecem ser reparadoras, mas não tem o mesmo efeito do sono noturno. Nosso corpo foi feito para dormir a noite e ponto final. Dizer que ninguém consegue viver fora da regra é loucura, mas que o próprio corpo cobra a mudança, cobra! Vários despertadores e 'soneca' no celular também atrapalham bastante a vida dos adultos. Durante o sono liberamos muitos hormônios (melatonina, serotonina, dopamina…). Quando você dorme o corpo libera serotonina e quando desperta libera dopamina. A soneca acaba por produzir os dois, deixando o corpo super confuso nessa bomba química. O famoso "só mais cinco minutinhos" na verdade pode deixar o corpo mais cansado e lento durante o dia.
Creio que a frase foi mal formulada, pelo que entendi os hormônios do crescimento agem aos primeiros 30 mimutos de sono na maioria das pessoas.
Gente, a pessoa que escreveu não é médica! Apenas assistiu a palestra, ficou empolgada e quis nos adiantar algumas coisas que achou importante. Vamos aguardar o video, deve ser muito bom mesmo.
Valeu pela compreensão, rs. A ideia é exatamente essa….! Informação sobre a saúde das crianças nunca é demais, não é?
Acho interessante esses pais querendo desvalidar o texto por causa do suposto horario de atuacao do hormonio! Nao adianta querer arranjar desculpas, vcs tem responsabilidade sim sobre o desenvolvimento de seus filhos …. e as criancas devem dormir cedo sim.
Seria possível citar a referência? O estudo que comprova essas afirmações.
Sugerimos entrar em contato diretamente com Dr. Belisário, que ministrou a palestra, ok?
Ótimo texto…familia é a base de tudo. Tentar obter hábitos saudáveis melhora nossa vida intelectual, física, emocional…enfim, nos aproxima com família, e vale muito a pena lutar pela nossa. Afinal, somos nós que a escolhemos. Se temos tempo durante a semana, nos reunimos, se não temos, finais de semana, folgas, feriado pra quem os tem, também são validos. O importante é estarmos juntos e felizes nessa aliança familiar, tendo em vista que muitas familias são desfeitas, às vezes, por não haver diálogos. Como já foi ditobem um comentário vamos virar esse jogo. Sei que fugi um pouco do contexto, mas me deu vontade de escrever, rs. Abraços e que Deus nos abençoe.
Qual o sobrenome do Dr. Belisário?
Temos que cuidar para não menosprezar nossa cultura. Em estudos europeus (http://www.parentingscience.com/sleep-requirements.html) é valorizada a diferença cultural e o que é importante é dormir bem (REM), não a hora que se dorme. Estudos desse tipo são preconceituosos e nos prejudicam.
Eu acredito na quantidade de sono e não do horário de início em si, e quantidade de sono cada um tem o seu claro que as crianças tendem a necessitar de mais sono. Não acredito em receitas do tipo pegar no sono até as 20h será a pessoa de sucesso, dormir as 20:01 será um doente fracassado. Também não concordo que uma criança ir dormir as 2 da manhã seja saudável pois terás poucas horas acordada ao sol. Acredito no bom senso, quantidade de sono e não a hora exata do início sono, alimentação, diálogo, ter vida social saudável, ser cercado de adultos que sirvam de exemplo, rotina, atividades físicas, hora de laser hora de estudo, etc são muitos fatores. Não adianta sua criança ir dormir cedo e você entupir de açúcar, salgadinhos refrigerante, brigar Na frente dela com sua esposa/marido, não ter estrutura familiar, xingar em vez de conversar, bater nem se fala, não dar amor atençã. Inclusive se você trabalha demais durante o dia recomendo que a noite tenha um momento só com seu filho do que colocalo para dormir imediatamente e no dia seguinte de deixeo dormir mais. Se seu emprego não permite troque de emprego.
O meu neto estuda pela manhã, dorme cedo e vem de uma forma continua dormindo em sala de aula. O que pode estar ocasionando esta situação?
É versade, é um mal que podemos evitar se tivermos pulso para com elas
Excelente matéria. Sou psicopedagoga e tudo que esta escrito é real. As doenças chegam quando menos se espera. Tudo acontece a partir dos 40 anos. É sorte de pessoas não parecerem.
Gente, não adianta ficar repetindo que seu filho dorme tarde e é um gigante, rs. Essas conclusões são tiradas com base em observações e acompanhamento de inúmeras crianças. Não comparando o seu filho com o do vizinho. Mas também gostaria de ver citações de fontes.
Artigo maravilhoso, obrigado por postar, irei até retornar ao
seu site com mais frequência. Obrigada