atualizado em abril.22

foto colorida. uma criança lê um livro infantil.

A Biblioteca Infantil Juvenil reabre as portas depois de dois anos – que alegria! A BPIJ localiza-se em um grande prédio do Centro de Referência da Juventude – CRJ, grudadinha na Praça da Estação, ao lado do Museu de Artes e Ofícios. Com localização central e acessível, a Biblioteca oferece à cidade, de maneira ampliada, empréstimo de livros e gibis, jornais para leitura local, acesso à internet, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura, narrações de histórias, saraus, encontros com escritores, debates e tudo que estiver relacionado à promoção da infância e juventude.

O espaço conta com estrutura completa, em conjunto com o CRJ: além do grande acervo, há também uma arena, salas de oficina, auditório e até sala com revestimento acústico para grupos de dança e teatro.

No dia da nossa visita, participamos de uma visita guiada com o simpático Samuel Medina, o hospitaleiro diretor. Na ampla arena, curtimos a contação de histórias com o grupo de contadores da Biblioteca, culminando numa divertida ciranda de roda. Muitas vezes, subestimamos a função das bibliotecas. Elas são um ótimo local para estudo, pesquisas, e para passeios. As bibliotecas de Beagá têm intensa programação infantil. Um programaço cultural, interessante e gratuito!

A Biblioteca conta com uma programação permanente, que você pode acompanhar neste site. Já estamos na torcida para que seja retomada de forma presencial.

 


___________________________

Como fazer a carteirinha:
Apresente o documento de identidade e o comprovante de residência. Menores de 12 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis.  A carteirinha é válida para quase todas as bibliotecas públicas da cidade e você pode buscá-la em torno de 15 dias (a Biblioteca Luiz de Bessa, da Praça da Liberdade, não faz parte deste circuito de empréstimos).
Como pegar um livro:
Você escolhe 3 livros e 3 gibis e leva para casa. Tem 15 dias para ler e devolver no tempo combinado. Alguns livros já estão cadastrados em um sistema unificado e podem ser devolvidos em outras bibliotecas.

Horário de funcionamento (presencial):
Terça a Sexta – das 10h às 18h; Sábado – das 10h às 14h

Serviços:
– Consulta ao acervo
– Empréstimo de livros

Atendimento virtual:
Oficinas, rodas de leitura e contação de histórias.

Contato: bibliotecainfantilejuvenil@pbh.gov.br

Endereço: Rua Guaicurus, 50 – Centro, Belo Horizonte – MG, 30160-000

PS: em breve, a biblioteca irá ganhar sede própria.