Se eu perguntar: “Qual o brinquedo preferido da sua criança?”, possivelmente, você vai me responder: as vasilhas de plástico do armário da cozinha, ou as colheres, ou uma caixa de sapatos, ou as chaves do carro ou qualquer outro objeto simples que tenha na sua casa. Você, como adulto, certamente já se perguntou por que, muitas vezes, a criança gosta mais do pacote ou embalagem do que propriamente do brinquedo que está dentro dele. E por que será que isso acontece? Já parou pra prestar atenção em como uma criança brinca com esses objetos?
Ela simplesmente se lança, debruça, sobre uma série de testes e experiências. Vira daqui, amassa dali, espreme, joga pro lado, passa a mão, experimenta inúmeras versões deste “brinquedo”, para depois chegar às suas próprias conclusões sobre o mundo a partir dessa experiência brincadeira.
Os brinquedos tidos como autênticos ou mais habituais, verdadeiros ou comuns, oferecem à criança algo como uma receita de bolo. Um manual de como se deve brincar, de como se deve utilizá-lo e que o direciona para exatamente o que ele deve aprender com aquilo. A grande questão é que com isso, a criança se vê restrita a uma forma de brincar específica, se frustra quando não consegue atingir o objetivo do brinquedo e também às expectativas do adulto perante a tal brincadeira.
O que devemos questionar é: será que no momento em que o cérebro da criança mais pode aprender e absorver as informações externas, ele deveria ficar preso às “regras do jogo”? Será que não seria justamente nesse período, o momento mais apropriado para expandir sua criatividade e aprendizado?
Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações.
Heurístico vem da palavra grega “eureca”, que significa descoberta. A partir desse brincar mais simples, livre e amplo, a criança se descobre e explora o mundo.
Outro ponto importante sobre os brinquedos heurísticos é que estes não contemplam objetos de plástico. Percebe-se atualmente que a maioria dos brinquedos oferecidos às crianças são feitos de plástico ou de materiais sintéticos. Qual a real qualidade de experiências sensoriais os objetos de plástico podem oferecer?
Com o brincar heurístico, os adultos podem auxiliar as crianças quando elas realmente precisam. O ideal é que os adultos não digam o que as crianças devem fazer e permitir a exploração de diversos materiais. Pode-se observar a curiosidade da criança, possibilitando a ela o acesso ao material, mantendo sempre a atenção e a serenidade.
Experimente deixar sua criança explorar essa forma mais natural do brincar. E conte aqui pra gente como foi essa experiência.
8 comentários
Sou recém formada em pedagogia e entrei a pouco tempo num berçário, estou em busca de vivências significativas para minha turma que tem de 18 a 24 meses. Pesquisando sobre vivências possíveis para essa faixa etária, encontrei relatos sobre o cesto do tesouro e o brincar heurístico, estou curiosa para saber mais e colocar em prática com meus pequenos.
Na escola de minha filha de 2 anos a professora quer fazer um desfile com as crianças e disse que esta atividade é heurística. O traje de minha filha seria moda festa e de seu amigo moda praia.e a professora disse que esta atividade faz parte do projeto faz de conta. Por favor me ajude a entender…. Desfile é uma atividade heurística? Desfile é apropriado para 2 anos? Muito obrigada pela sua atenção
Sim, a professora está correta. Os euristicos não definem exatamente a sua utilidade, poporciona a criança possibilidades.
Trabalhei com o tema heurístico e ainda trabalho, não vejo onde a fantasia se encaixa nele. Fantasia se encaixa em faz de conta e não na descoberta (heurístico x eureca), mas posso estar enganada.
Sou coirdenadora de uma creche estou ouvindo falar do brincar heuristico gostaria de saber como as professoras aplicam essa atividade como possoajuda las .
E se teremos uma caixa pra cada sala como montar isso preciso de ajuda.
Na escola em que trabalho introduzimos a brincadeira heurística este ano. Foi uma grande descoberta para as crianças e também para os professores. É maravilhoso ver a surpresa nos olhinhos atentos. Entraram no ambiente e demonstraram seu espanto. Alguns diziam: não mexe!!
Achei as idéias inspiradoras.
Gostei disso aqui. Descobri em trabalho pra faculdade de matemática e me identifiquei com o assunto aqui exposto. Meus filhos (graças à Deus) sempre brincam dessa forma (às vezes heuristicamente até demais, kkkk). Fui criado dessa forma, a confeccionar o próprio brinquedo e qualquer pedaço de pau se tornava brinquedo. Árvores, cupim, pedras, barro e uma infinidade de coisa da roça foram meus brinquedos.