Na pracinha

Blocos de rua com crianças: como aproveitar a folia?

 

Nesta praça a gente festeja a ocupação dos espaços públicos e, por isso, brincar o Carnaval é uma das manifestações coletivas que mais incentivamos. As crianças podem participar da folia, acompanhar os blocos e curtir com alegria. Ao longo dos anos, fomos reunindo dicas para curtir o ziriguidum com os pequenos, espia:

1 | O Sol estava quente e queimou a nossa cara…
Escolha um horário de temperatura mais amena, em que a criança esteja disposta (e lembre-se de respeitar o seu ritmo e tempo).
Na bolsa: água pra hidratar + filtro solar e chapéu pra não arder + repelente pra proteger + alcool em gel pra higienizar +leque e borrifador de água pra refrescar.
PS: vale também roupinhas de proteção UV

2 | Olha o repelente aí, gente!
Temos que proteger os pequenos de tanta zika que anda circulando por aí, afinal, quem quer criança dengosa no feriado? Então, não esqueça de verificar com o pediatra qual é o tipo de repelente recomendado e coloque como item de proteção indispensável. O repelente é a última coisa a se passar, ok? Espere de 15 a 30 minutos para a pele absorver bem o filtro solar e espalhe o repelente em todas as áreas expostas (saiba mais aqui).

3 | Pule de forma segura
Os blocos são festas nas ruas com entrada franca e grande movimento, por isso, fique de olho no folião mirim para que não se perca. Brinque de mãos dadas. Oriente-o a quem procurar caso se perca (seguranças, policiais militares, organizadores do evento). Providencie uma pulseirinha para colocar no pulso com os dados principais (nome dos pais e telefones de contato). Acompanhe a criança em todas as atividades que ela for realizar.  Se for mais de uma criança, busque a companhia de mais adultos (na proporção do número de crianças seria o ideal). Evite muitos pertences e bolsas volumosas.
Não se esqueça de verificar se o trânsito estará fechado, pois muitas vezes o acesso ao trânsito local – para moradores – é permitido, então, redobre a atenção!

4 | Evite os artefatos químicos
Não use sprays de espuma, pois podem causar alergias além de ser inflamáveis. Muitos bebês e crianças têm peles sensíveis.

5 | Confete e serpentina
Que tal produzir os confetes sustentáveis com folhas secas? Além do contato com a natureza, ele não gera lixo! Olha que legal esta dica do Ser Criança é Natural. Oriente as crianças para que enrole a serpentina no pescoço e nem coloque o confete na boca.

6 | Então brilha!
Se a criança insistir em se maquiar, dê preferência pelas linhas hipoalergênicos e atóxicas. Verifique o selo do Inmetro ou aprovação da Anvisa. Cuidado com o glitter em crianças muito pequenas nas mãos, que depois vai na boca e nos olhos…

7 | Fantasia e adereço nota 10! 
Sabemos que as crianças são bastante persistentes quando escolhem um personagem específico, mas caso a fantasia sonhada não seja possível, proponha que montem juntos o adereço brincando. Escolha roupas em tecidos com fibras naturais ou artificiais que deixem a pele respirar.  Acessórios que incomodam, roupas com cordões e correntes no pescoço não são recomendadas. E fique de olho nos botões para não se soltarem – há sempre mãozinhas curiosas para levá-los em locais indevidos. Como a farra é na rua, com variações de piso, tem que ser calçado confortável e firme no pé.

8 | Como brincar?
Confete de folhas secas, bolha de sabão, borrifador de água e as próprias fantasias garantem a diversão. Improvisem um instrumento com material reciclado para acompanhar a bateria. Ensaie passos de dança com os pequenos, eles irão adorar!

9 | Como chegar?
Se a folia for perto de casa, que tal uma caminhada? É mais distante? Combine carona com os amigos ou utilize o transporte público ou privado. Cair na folia em companhia é sempre mais legal e o compartilhamento do carro impacta diretamente na frota na rua, na fluidez do trânsito – o planeta agradece!

10 | É pra bebê?
Sim, é para todas as idades! Leve no sling, no carrinho, no triciclo. Se ele já engatinhar, crie uma área para que sinta-se à vontade e comece a explorar o local (se for um parque, por exemplo). Se ele já anda, dê as mãos  e apresente-o para os ritmos. A mão foi para o chão, não tem problema: uma boa lavada com álcool em gel deixa tudo limpinho!

11 | Vai ter “papá”?
Os blocos geralmente não oferecem alimentação saudável. Se possível, leve o lanche que seu filho está acostumado de casa. Acondicione de forma adequada, pois o calor interfere na manutenção da qualidade do alimento. Se for comer na rua, não se esqueça de observar a higiene do local, os aspectos e manuseio dos alimentos. Hidrate muito o seu filho: água, água de coco, chás e sucos são ideais.

12 | Quero fazer xixi!
Os blocos de rua contam com estruturas mínimas. No caso de banheiros, há opções pelos químicos ou do comércio no entorno. Não se esqueça de planejar a questão da higiene – leve papel, lenço umedecido e álcool em gel.

13 | Olha a chuva!
Não desanime, resgate a capa e a galocha. Leve uma toalha, roupas extras na bolsa e curta a farra: as crianças amam brincar na chuva!

14 | E se o pequeno questionar sobre a letra da música de “gente grande”?
Aí cada família precisa decidir como irá conduzir esta conversa. A gente recomenda sempre avaliar a proposta musical de cada bloco para que a criança vivencie o que é recomendado para sua idade.

15 | Conforto em primeiro lugar
Para algumas crianças, a aglomeração e o som alto podem manifestar incômodos sensoriais. Recomenda-se que avalie junto ao médico que acompanha seu pequeno a possibilidade de um protetor auricular e/ou abafador de som. Assim como buscar blocos menores, com menos público, e curtir de forma mais afastada, criando uma área em que sua criança se sinta segura.

A gente não deve esquecer:
– recolha seu lixo e dê o destino certo!
– respeite o espaço do outro.
– não mire spray de espuma, glitter ou tinta nas pessoas.
– se presenciar qualquer violação ao direito das crianças e adolescentes, denuncie: disque 100, procure o Conselho Tutelar ou a Polícia Militar

É muito legal registrar todo o borogodó dos pequenos, mas as memórias que ficam são aquelas em que compartilhamos juntos, por isso, aproveite o momento sem o uso excessivo das telas. Nos encontramos na folia!

Quer saber sobre a agendinha de blocos em Beagá? Confira AQUI.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
E-mail

Veja também:

Espia as nossas dicas para ocupar as ruas com segurança e alegria na companhia dos pequenos
A nossa tradicional agenda dos bloquinhos infantis que alegram beagá para todo mundo brincar junto