Como faço para incentivar meu filho a comer vegetais? Tire essas e outras dúvidas

Hoje vamos responder a algumas dicas e dúvidas mais frequentes dos pais:
- Quando devo começar a rotina alimentar do bebê?
Por rotina alimentar entende-se regular horários de alimentação para que o bebê possa compreender e regular seu apetite e assim se alimente bem, isso significa estabelecer horários de alimentação e não oferecer alimentos a toda hora, gradualmente e tranquilamente. A rotina alimentar deve iniciar desde o início da alimentação complementar. Mas a rotina é flexível, ou seja, vai mudando de acordo com os hábitos da família e crescimento do bebê.
- Quando posso oferecer feijão para meu bebê?
O feijão pode ser oferecido desde o início da alimentação complementar. Inicialmente amassado e, gradualmente, a textura deve ir chegando “ao inteiro”. Deixá-lo de molho antes e trocar a água do molho algumas vezes contribui para diminuir gases e efeitos anti nutricionais.
- Meu filho (a) pode tomar leite junto com as refeições?
Não. O leite e derivados (queijo e iogurte, por exemplo) devem ser deixados para os lanches, pois o cálcio presente neles diminui a absorção de ferro das carnes, nutriente muito importante. Já as frutas cítricas (mexerica, laranja, acerola, limão) aumentam a absorção do ferro.
- Após 01 ano de idade posso inserir o mel juntamente com as frutas?
Pode, mas não há necessidade. As frutas devem ser consumidas preferencialmente puras. Ao inserir o mel, será muito difícil no futuro que o bebê aceite as frutas puras. Então, deixe o mel para adoçar quando houver real necessidade.
- Como faço para incentivar meu filho (a) a comer vegetais?
Em primeiro lugar e mais importante, seja um exemplo: tenha sempre legumes cozidos e saladas em casa, consuma na frente de seu filho sempre. Converse na escola e se informe sobre como a educação alimentar é realizada e incentivada. Não substitua os vegetais que a criança não gosta por apenas aqueles que ela gosta, ofereça todos que puder. E, por fim, seja persistente: a educação alimentar, assim como a criação de todos hábitos, é realizada no dia a dia.
Se você possui alguma dúvida ou gostaria de partilhar alguma sugestão nos envie um email!
falenapracinha@gmail.com