A Disciplina Positiva é um modelo educativo que você adulto pode usar com a criança com firmeza, afeto e empatia. Ela é uma escolha na forma de conduzir a criação, os limites e os diálogos, na qual criamos laços de amor, confiança e conexão, porque entendemos que é muito importante conhecer as necessidades por trás dos comportamentos da criança e atender a elas de forma consistente e amorosa. Sabemos por vários meios que tudo isso traz efeitos extremamente positivos nas relações familiares e especialmente no futuro das crianças.

A Disciplina Positiva não é autoritarismo e nem permissividade. Ela é uma maneira equilibrada de educar que envolve o uso de técnicas como prevenção, distração, e substituição para conduzir as crianças com gentileza.

Mãe de sete filhos, Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e na Disciplina Positiva acredita-se que as crianças têm o direito à dignidade e ao respeito, assim como qualquer outra pessoa. Por isso, ao se considerar a maneira como lidamos com os desafios da educação de uma criança, devemos pensar se essa maneira:

  1. É respeitosa? (desejamos tanto que as crianças nos respeitem e respeitem os outros, mas se não somos respeitosos com ela, como ela vai aprender isso?)​
  2. Essa maneira contribui para que a criança sinta um senso de aceitação e importância? (Todo ser humano busca se sentir aceito e importante, especialmente as crianças que muitas vezes se comportam mal porque não se sentem assim)
  3. Essa maneira é efetiva a longo prazo, ou resolve o problema agora mas não traz efeitos positivos para o futuro?
  4. Ajuda a criança a desenvolver habilidades sociais e de vida valiosas para que ela possa desenvolver um bom caráter?
  5. Ajuda a criança a descobrir o quanto ela é capaz e a usar o seu poder pessoal de maneira útil?

Aprender a usar a disciplina positiva pode não ser fácil para muitos adultos, mas é possível e os efeitos são maravilhosos, acredite! Ainda vamos falar muito sobre esse assunto por aqui, ampliando as ferramentas e as estratégias para que você possa utilizar em casa.


Fez sentido para você? Quer se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto? Participe conosco das rodas de conversa do Entre Nós sobre o tema,  saiba mais nesse link