Foto: Nappy | Pexels

 

Férias chegando, hora de se reprogramar com as crianças. Passeios pela cidade, viagem, casa da vovó ou do amigo, colônia de férias. O fato é que aquela rotina regrada que a escola nos oferece, com hora certinha para tudo, essa vai mudar. As crianças terão oportunidade de viver um novo formato. E férias é isso mesmo: quebra de rotina, viver o novo.

Mas, e os dentinhos? Estou aqui para lembrá-lo de levar a escova de dente, o fio dental e a pasta para onde forem: casa de colega, um passeio que dure o dia todo, colônia de férias….  Que tal montar um “nécessaire caprichado, composto por toalhinha, escova, pasta e fio dental? Com este “kit” completo dá até vontade de escovar os dentes!

Vale lembrar sempre:

1) Garantindo a higiene bucal

> Escovação reforçada: se seu filho vai passar o dia e até mesmo a noite fora, escove bem os seus dentes antes da saída. Assim você reduz a placa e uma eventual displicência na higiene bucal terá as consequências minimizadas. E vale até ter uma escova extra em alguns lugares estratégicos como a casa da vovó ou do melhor amigo.

> Chame o amigo para escovar junto e faça o concurso do sorriso. Assim todos vão achar legal ter dentes brilhantes.


2) E se acontecer o inesperado? Veja mais aqui

> Dente que saiu inteiro: se a situação é de emergência saiba os procedimentos de primeiros socorros. Se um dente permanente sair por inteiro, você deve ser rápido para reimplantá-lo. Caso este procedimento leve mais do que trinta minutos o dente provavelmente será rejeitado pelo organismo. O ideal é agir dentro dos primeiros cinco minutos. E em seguida, de imediato, ir ao dentista.

> Pedaço de dente: se quebrar um dos dentes, você deve guardar o pedaço em um copo de leite, água ou soro e dirigir-se ao seu dentista assim que for possível.

3) Dente surpresa

Você está viajando, bem tranquilo, e seu filho mostra que nasceu um dente por trás do incisivo de leite. É hora de manter a calma e saber que você pode esperar o retorno para casa. Não há porque marcar às pressas um dentista que seu filho não conhece. Agende um horário com seu dentista que ele cuidará do caso. Veja mais aqui.

4) Reforçando a motivação

As férias vêm com promessa de muita diversão. Mas também pode ser um momento de repensar certas atitudes e ajudar no resgate de hábitos que podem, de uma certa forma, ir se perdendo no corre-corre do dia a dia.

Como sugestão para brincar com a criançada:

“Sai bactéria, vai embora,
na minha boca, você não mora!”

Ou ainda, aproveitando a brincadeira da cirandinha:“Escova, escovinha, vamos todos escovar
Vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar”

Porque a rotina a gente até quebra, mas o sorriso tem que se manter bem brilhante!