![]() |
Patrícia de Sá |
Como incentivar a criança?
Comece a apresentar o mundo das artes ainda em casa, mostre as formas do objeto, a beleza da fotografia, as cores de uma gravura no livro, as melodias. Faça uma tarde com pintura e desenho livre, por exemplo. Conte uma história de forma teatral, os livros nos emocionam com as palavras e com a estética. Cante e dance as músicas de sua infância.
Como conduzir a visita?
A criança é um ser sensorial, com grande necessidade de exploração tátil. Sempre que possível, priorize exposições interativas, em que tocar, experienciar os objetos e artefatos seja permitido. Mas, não dispense os demais passeios.
:: Converse com a criança sobre as orientações para as visitas. Explique sobre as regras de visitação. Se a criança quiser correr pelos corredores, gritar ou cantar mais alto, explique os motivos da inadequação, lembrando sempre que ela é uma criança… Se não for permitido tocar nos objetos, aproveite para conversar com ela sobre a importância histórica da peça, seu valor financeiro, afetivo etc.
:: Respeite sempre o tempo, o ritmo e o espaço da criança. Se a criança se assusta com os barulhos ou com o escuro, evite algumas instalações. Se ela quiser conhecer, a encoraje. Caso ela chore, acolha seus sentimentos. Se ela não quiser voltar, não insista, retorne uma outra vez.
O importante é permitir que a criança tenha uma experiência lúdica e interativa que contribua com a visão e percepção sobre a sua construção do mundo. Aproveite exposições gratuitas, visite museus, cultive o hábito. Experimente!
[Conheça 15 museus para visitar com crianças em Beagá, clique aqui]
1 comentário
Excelente as dicas.