Foto: Tanto Mar Fotografia

 

Todos os dias circulo pela cidade cotidiana, faça sol ou chuva, calor ou frio. Desconfio conhecer tão bem a paisagem que poderia descrevê-la de cor e salteado. As vezes, tenho a impressão de que Beagá, para mim, se tornou comum. A gente se acostuma com trajetos e caminhos. Você também se sente assim?

Com os filhos temos a oportunidade do recomeço, de revisitar o conhecido. De nos transformarmos em exploradores em nosso quintal. Tudo fica mais interessante pelo olhar de estranhamento – e encantamento – das crianças. Uma oportunidade para nos tornarmos transeuntes atentos.

As crianças nos fazem um convite para conhecer os cantos de nossa cidade, com a curiosidade de quem está vendo aquele lugar “novo” pela primeira vez, como turistas. Quem sabe desconfigurar os conceitos e percepções e dar espaço para novos pensamentos e visões. Um museu, uma praça, um parque, um lugar para ver o céu e a terra. Artistas, obras, murais, jardins, prédios e casas. História, de ontem e de hoje. Buscar encantos. “Botar reparo em tudo”, como diria Márcio Vassalo.

Uma vez eu li, que viagem é um movimento interno, uma posição de abertura e disponibilidade que pode e deve ser mais acessada. E que a gente pode fazer isso na nossa própria cidade. Concordo plenamente. Para começar, desde já, te faço um convite: turiste por Beagá.

Para o primeiro passeio, proponho destinos especiais. Você pode aproveitar o feriado da semana. Converse com as crianças e crie um roteiro. Sem pressa e com muito reparo. Para o feio e para o belo. Para o artificial e para o natural. Para a vida. Para a cidade. Depois me conte o que notaram (registrar em um diário, inclusive, é uma ótima brincadeira com as crianças: diverte e conecta) ♥︎

Vamos lá?

Parque Ecológico Roberto Burle Marx/ Parque das Águas

Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 18h
Leve a carteira de vacinação contra febre amarela para ter acesso ao parque.

Um parque muito querido e destino super indicado por muitos seguidores desta praça. Um gramadão para explorar, recortado por córrego e muita sombra. Destino certo para um piquenique em família.

Confira o post do nosso passeio por lá 

Esplanada do Mineirão

Av. Coronel Oscar Paschoal, s/n, Portão G2 – Pampulha
Funcionamento: diariamente (exceto em dias de eventos), das 7h às 21h. Não deixe de consultar as redes sociais para conferir a agenda de eventos que interfere no funcionamento do espaço. 

Pra andar de bicicleta, patins, skate e patinete em família, não tem lugar melhor. O pôr do sol é imperdível!

Confira o post do nosso passeio por lá 

Parque Amilcar Vianna Martins

R. Cobre, 144 – Cruzeiro
Funcionamento:terça a domingo, de 8h às 18h

Um parque com um mirante, pra espiar a nossa cidade. Que conta ainda com um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico e brinquedos para divertir a meninada ♥︎

Confira o post do nosso passeio por lá

Casa Kubitschek

Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Pampulha
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h

Uma “casa-museu”, com um telhado que tem a forma de asa de borboleta e planos inclinados,  projetada por Oscar Niemeyer . Jardins assinados por Burle Marx e um amplo quintal, localizada às margens da Lagoa da Pampulha – tem cenário mais convidativo para um passeio em família?

Confira o post do nosso passeio por lá 

CCBB | Exposição Jean Michel Basquiat [Coleção Mugrabi]

Praça da Liberdade, s/n
Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h

O prédio amarelo que abriga o centro cultural por si só já é um espetáculo, não deixe de caminhar pelo pátio olhando para o teto.  E até o final do mês de setembro, abriga a exposição retrospectiva do Basquiat, inédita no país, com mais de 80 quadros, desenhos e gravuras. Ele desenvolveu um estilo novo e expressivo, com muita criatividade. Vale passear com as crianças por lá, como contamos no instagram. E aproveite pra conferir o Mural Liberdade, que circunda a praça mais charmosa de Beagá (que está em reforma). Super oportunidade para conhecer os talentosos artistas locais.
+ Tá rolando também a exposição “Museu do Futebol Na Área”. Oportunidade pra conhecer um pouco mais sobre a história dos principais clubes mineiros.

Planetário | Espaço do Conhecimento

Praça da Liberdade, s/n
Funcionamento: terça a sexta, das 10h às 17h, sábados 10h às 21h, e domingos 10h às 17h
Para consultar a programação, clique aqui.

Com sessões regulares ao longo do dia, é um passeio para desbravar o céu. As crianças adoram! O público tem uma visão de 180º x 360º, como um cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento.

Parque Serra do Curral

Av. José Patrocínio Fontes, 1701 – Mangabeiras
Funcionamento: terça a domingo, 8h às 17h
Leve a carteira de vacinação contra febre amarela para ter acesso ao parque. 

O Parque do símbolo de Belo Horizonte – como deixar de conhecê-lo? E como não amá-lo, desde a sua aproximação, avistando, ao longe, a Serra do Curral. Toda imponente, verde e misteriosa. Abraçando a nossa cidade, emoldurando as nossas terras, emocionando, realmente, essa família aqui, que se apaixona por BH toda vez que descobre mais um lugar surpreendente.

Beagá é pra brincar!