* atualizado em 11/12/21

Foto: Patrícia de Sá

 

Quando eu era criança adorava observar o céu, pensar em formas para as nuvens, inventar histórias a partir das casas “acesas”. Um dos meus passeios prediletos era ir até a Praça do Papa para “ver a cidade”. Era um costume do meu pai levar os colegas “de fora”, que estavam a trabalho por aqui, em uma visitação turística e o roteiro sempre terminava lá no alto do Mangabeiras. Vez ou outra, ele repetia o trajeto acompanhado pelos filhos. Eu gostava de estar junto e a minha imaginação ia longe…

Quando comecei a explorar a cidade na companhia de minha filhas (e contar tudo nesta pracinha), me surpreendi com tantas “vistas” para admirar. Este horizonte é tão belo que vale muito a pena conhecê-lo por vários ângulos. Sentir sem pressa o que está a nossa volta. Levas as crianças para contemplar a natureza e o urbano, admirar o pôr do sol, reparar na despedida do dia e conversar muito sobre tudo. São estes passeios despretensiosos que se transformam em memórias afetivas. E isso é o que mais nos importa  ♥︎

 

Foto: Patrícia de Sá

Mirante das Mangabeiras

R. Pedro José Pardo, 1000 – Mangabeiras
Funcionamento: Terça a Domingo (inclusive feriados) das 9h às 18h 

Localizado atrás do Palácio do Governador, em uma área de 35.000 m2, conta com dois decks para observação da nossa cidade. É acessível para portadores de necessidades especiais. O mirante possui banheiros.
* Para visitá-lo é necessário apresentar comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto.

Protocolos Covid-19: usar máscara durante toda a visita; respeitar o distanciamento para os demais visitantes; usar bebedouros apenas para encher garrafas e copos individuais; respeitar a capacidade dos sanitários; respeitar as orientações e sinalizações do parque

 

Mirante da Mata | Parque das Mangabeiras

Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
Funcionamento: Terça a Domingo (inclusive feriados) das 9h às 18h30

Localizado no ponto mais alto do parque, por lá conseguimos apreciar a Serra do Curral e a nossa Beagá.
O parque conta com banheiros, em alguns pontos, o parque não é acessível para portadores de necessidades especiais. O parque possui banheiros e lanchonetes.
* Para visitá-lo é necessário apresentar apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. 

Foto: Tanto Mar Fotografia

Praça do Papa

Av.Agulhas Negras, s/n – Mangabeiras

A Praça Israel Pinheiro foi batizada de Praça do Papa após a missa campal com o Papa João Paulo II, em 1980. Pela grande praça é possível brincar a vontade enquanto curtimos a vista da cidade e da Serra do Curral.

Parque Serra do Curral

Av. José do Patrocínio Pontes, 1701 – Mangabeiras
Funcionamento: terça a domingo (inclusive feriados), 8h às 17h

O Parque do símbolo de Belo Horizonte possui 3 mirantes em funcionamento, o mais alto fica a 1,3 mil metros de altitude.  – como deixar de conhecê-lo? E como não amá-lo, desde a sua aproximação, avistando, ao longe, a Serra do Curral. Toda imponente, verde e misteriosa. O parque possui banheiro, em alguns pontos não é acessível para portadores de necessidades especiais.
* Para visitá-lo é necessário apresentar apresentação de comprovante de imunização contra a febre amarela, com vacina aplicada no mínimo 10 dias antes da visita, e documento de identidade com foto. 

Foto: Patrícia de Sá

Parque Amilcar Viana Martins

R. Cobre, 144 – Cruzeiro
Funcionamento: terça a domingo (inclusive feriados), das 8h às 17h

Um tesouro para o Na pracinha é como definimos o parque. Escondido no bairro Cruzeiro, abriga o primeiro reservatório de água da cidade, e um mirante especial. O parque é plano, permitindo o acesso de pessoas com deficiência.

 


Depois de explorar os mirantes dentro da cidade, que tal curtir outras vistas logo ali?

Serra da Moeda, em Nova Lima

(temporariamente fechados – Covid-19)
Parque Estadual Serra do Rola Moça: 
Avenida Montreal, s/nº – Nova Lima | Funcionamento: diariamente, das 8h às 17h
Topo do Mundo: BR 040, sentido Rio de Janeiro, saída 567 – Inhotim

Bem pertinho da cidade, a pouco mais de 30 quilômetros, a Serra da Moeda, com 1.500 metros de altitude, nos apresenta uma vista de “cair o queixo”, seja da cidade ou das montanhas. Você pode optar por conhecer o mirante do Parque Estadual da Serra do Rola Moça (3º maior parque em área urbana do país) ou a pista de Voo livre/Topo do Mundo. Já fizemos os dois passeios e as meninas adoraram. A vista ao entardecer é uma lindeza

Santuário da Serra da Piedade, em Caeté

Alto da Serra da Piedade, s/nº – Caeté
(31) 3651-6335 / 3651-6784
Horários:  de segunda a sábado, das 8h às 18h | Domingo e feriado, das 7h às 18h
Taxa de visitação:
Motocicleta: R$ 4,00

Carro passeio: R$ 6,00

O Santuário encanta desde a subida da Serra, quando é possível apreciar a exuberância deste que foi considerado pelo governo de Minas um patrimônio de especial relevância, além de ser tombado pelo IEPHA e IPHAN. A mais de 1.700m de altitude, é possível se encantar com um horizonte de tirar o fôlego, 360 graus de uma paisagem que, em dias nublados, nos faz sentir no meio de um mar de nuvens. Nada melhor para despertar a imaginação da criançada.

 

Avistar Beagá vale sempre a pena | Foto: Tanto Mar Fotografia