Ao fim da infância, os adolescentes e pré-adolescentes estão em busca de uma identidade. Vivenciam uma fase de novas descobertas, de um novo olhar sobre o mundo, sobre si, um novo corpo, novas relações e interesses. Um momento de busca e experimentação para o jovem e de grande insegurança para os pais.

Encontrar uma nova forma de se conectar, de estar próximo, para que este adolescente possa crescer de forma autônoma, confiante, pode se tornar um grande desafio para os pais. O  adolescente, precisa dos pais e dos amigos para se descobrir, mas de uma maneira diferente de quando era criança. Nesta fase, nasce o filho real e é necessário que ele se sinta acolhido, afinal, se sentir amado, aceito e importante é o nosso desejo mais genuíno.

Os pais podem permitir que ele seja quem quiser e que receberá amor incondicional através de uma relação de confiança, baseada no respeito e na empatia, e que será um apoio fundamental para formar um jovem seguro.

É sobre os desafios e alternativas nesta relação que iremos conversar em nossa próxima roda. Nossa convidada é a médica pediatra e educadora parental em Disciplina Positiva, Juliana Franco, mãe de 3 filhos (sendo 2 adolescentes), com mais de 20 anos de experiência profissional.  Com base em sua vivência pessoal, construída em casa e profissionalmente, Juliana Franco irá nos apresentar caminhos possíveis para desmitificar a imagem desta fase e nos aproximar de nossos filhos, através do conceito e das ferramentas da Disciplina Positiva.

Será uma conversa, uma troca, sobre uma mudança de olhar e a importância de acolher os jovens com empatia.

Algumas reflexões que propomos:
> como educar sem punições? como estabelecer limites de forma respeitosa nesta nova fase?
> quais alternativas para os sermões sem efeitos?
> como respeitar a individualidade e as vontades do adolescente sem desrepeitar o relacionamento pais/filhos?
> como construir uma relação de confiança entre vocês baseada no respeito e na empatia?
> como apoiá-los para lidar com essa fase de grandes descobertas sem se colocarem em risco?

Quarta, 31/10, das 19h às 21h30, na Escola da Serra (R. Ouro, 1900 – Serra | Belo Horizonte – MG)

Programação:
19h | Boas-vindas
19h15 | Início da roda de conversa com o facilitador convidado
20h30 | Acolhimento das dúvidas e troca de experiências
21h30 |Encerramento

Inscrição: R$ 70,00 (individual) | R$ 120,00 (casal) + taxa sympla


O Entre Nós são encontros para compartilharmos conteúdos valiosos e experiências sobre parentalidade, infância, educação e relações afetivas. Momentos de escuta e acolhimento de nossos sentimentos e vivências como mães, pais, cuidadores e responsáveis, de forma consciente e respeitosa. A curadoria é feita pelo nosso olhar atento e do não julgamento de Flávia Pellegrini e Ana Paula Lobato. Uma iniciativa do Mom is Cool e do Na pracinha, que acreditam no afeto, no diálogo, no respeito e na presença como bases para uma relação equilibrada entre pais e filhos.

Criar filhos não tem manual, é um caminho de muito aprendizado e reflexão. Com afeto e respeito, a jornada ganha sentido e demonstra-se transformadora ♥︎. Nossas rodas são para pequenos grupos, para que o nosso propósito de trocas e nos acolhermos não se perca.  Sendo assim, se há um tema pulsando aí dentro, venha compartilhar conosco. Dialogar é preciso, por isso, precisamos de você entre nós.