*atualizado em jan.22

foto colorida. uma criança olha para o céu enquanto segura no brinquedo do parque.
crédito: patrícia de sá

Quais são suas lembranças das férias de verão quando criança? Uma das coisas que eu mais gostava era acordar e ir brincar, sem horários ou regras. Brincar do meu jeito. No meu tempo. Dois “quintais” fazem parte das minhas memórias mais afetuosas. Quando eu tinha 5 anos, morei em uma rua que tinha uma praça, e eu passava as manhã por lá. Aos oito, morei perto de um parque. Era tanto espaço que o brincar não dava conta em um dia. Também me lembro de brincar na rua e na garagem dos prédios vizinhos até a noite. De vez em quando, turistávamos por aqui e por ali, passeando pelas cidades próximas. Amigos, primos, pais, vizinhos, tios me permitiram vivenciar estes momentos. E Beagá sempre como o cenário principal.

Com as minhas filhas, tento construir lembranças felizes a partir do tempo junto. Como as que ficaram pra mim. Passear pelas ruas de mãos dadas, observar a copa das árvores, prestar atenção nos diferentes cantos dos pássaros, descobrir um novo parque, explorar um museu, refazer trajetos. Sentir. Buscar encantos. Contar histórias, de ontem e de hoje ♥︎

É pensando nessas memórias que ficam que compartilho dicas para aproveitar as férias em Belo Horizonte. Não teremos roteiro, deixemos as obrigatoriedades de lado. Atravessar uma pandemia já está sendo desafiador. Separe alguns dias para não fazer nada. Curtir o ócio. As crianças – e a gente – precisam deste respiro. 

Meu convite é que você dê espaço para a casualidade. Caminhe, contemple, vivencie. Beagá é nosso quintal e há muito a ser visto. Reuni alguns posts que podem te inspirar:

16 parques para todo mundo curtir nas férias 
(link)

8 praças para brincar até se cansar
(link)

13 museus para se perder e se achar com as crianças
(link)

Um passeio para brincar na rua como antigamente
(link)

Uma relação de bibliotecas dos centros culturais – espia o mais pertinho da sua casa ou no trajeto
(link)

Muitos mirantes para admirar o belo horizonte
(link)

Colônias de férias para fazer novos amigos
(link)

Diversão nos centros culturais
(link)

Pra brincar de trocar cartas sobre Beagá com o Na pracinha
(saiba mais aqui)


E tem mais ideias para divertir junto cá dentro, lá fora no nosso e-book gratuito
(baixe aqui)

Pra curtir juntos uma programação bacanérrima dentro da casinha, espia o nosso tempo de brincar nas nuvens (aqui)

Para acompanhar a programação cultural da cidade, os eventos, peças, shows que rolam durante as férias, é só espiar a agendinha da diversão e pesquisar pela data de interesse, combinado?  Acesse este link .
 
foto colorida. três crianças estão em um escorregador, duas escalam de forma contrária enquanto outra observa.
crédito: patrícia de sá