Conversar com as crianças sobre o momento atual é necessário. O diálogo deve acontecer de forma afetuosa e honesta. Diante das incertezas, cabe aos adultos serem o porto seguro dos pequenos, ouvindo suas queixas, percebendo seus anseios, estando disponível para escutar – de forma ativa – suas dúvidas. E o papo deve acontecer dentro do entendível de cada idade. A publicação sensível lançada pelo Fórum Mineiro de Educação Infantil FMEI e pelo o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infâncias e Educação Infantil da Faculdade de Educação da UFMG pode ser um auxílio nesse cenário.
O texto é protagonizado pelas crianças, não esconde a gravidade do momento, reforçando esperança. Ilustrada por uma turma muito bacana – Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Camilo Martins, Elisa Carareto, Gabriel Benedito, Graça Lima, Luiz Silva, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Odilon Moraes e Raquel Matsushita ♥︎
O conteúdo foi inspirado em Carta los niños y niñas en este momento de crisis, de Carla Infanta e Isidora Lobo.

Sobre a iniciativa:
O FMEI é um movimento social que luta pelo direito das crianças de zero a seis anos a uma Educação Infantil democrática, laica, antirracista, inclusiva e de qualidade social. Constitui, juntamente com outros 26 fóruns, o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias – NEPEI, da Faculdade de Educação da UFMG, integra a Comissão Articuladora do FMEI.