
A literatura infantil pode ser uma grande aliada nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Se estamos em casa por conta do isolamento físico, os livros para os pequenos (e para gente grande também) se tornam caminhos para viagens, aliados em aventuras, pontes para novas amizades. As histórias despertam emoções, nos trazem novos aprendizados.
Muitas editoras, plataformas e institutos disponibilizaram títulos online gratuitamente para as crianças. Vale lembrar que pdf não substitui o livro impresso. Faço coro ao manifesto da editora Pulo do Gato: “uma pequena, porém sincera tentativa de contribuição para que a leitura literária ocupe, neste difícil momento de inseguranças e incertezas, um respiro de troca entre educadores, alunos e pais para tornar a vida mais hospitaleira, como diz a pesquisadora e escritora Yolanda Reyes.”
Editora Pulo do Gato
semanalmente, um livro novo para ser lido com manual de leitura aqui
Editora Brinque-Book
semanalmente, via newsletter, um título novo na íntegra
Fundação SM
Os livros vencedores do Prêmio Barco a Vapor foram disponibilizados gratuitamente aqui
Editora Tricoleca
Livros e guias de leitura gratuitamente para as famílias no link
Editora Bamboozinho
Livros para a primeira infância aqui
Kidsbook
A iniciativa do projeto Itaú Criança disponibiliza livros digitais na plataforma
Domínio Público
O site disponibiliza inúmeros títulos infantis
5 comentários
Lindo
Olá! Como sou apaixonada por leitura estou estimulando P riminhos e sobrinho Neto a gostarem de ler. Nos aniversários e natais procuro presentear as crianças com livros infantis, mas, esse ano com a pandemia, as coisas complicadas um pouco. E, por isso, peço ajuda para vocês. Att
MARISABEL Bento Vidal
Adoraria receber os livros físicos, pois poderia, além de ler, tbm mostrar as imagens para o meu bebê de 1 ano e três meses… Acho que online não seria uma boa opção pra ele… Obrigada.
olá, Vanderleia, acompanhe as redes sociais dos projetos citados para se inscrever e receber os livros.
Olá,
Sempre gostei de ler. Minha filha tem 6 anos e desde que nasceu tenho inserido livros no seu desenvolvimento. Depois da pandemia as escolas entraram em recesso e fiquei sem recursos para que ela continuasse aprendendo. Por isso, desenvolvi métodos próprios para tentar alfabetizar minha filha, e com muito esforço comecei a ver resultados.
Gostaria de receber livros impressos para continuar incentivando o interesse dela. Acredito que a leitura fará grande contribuição para o seu desenvolvimento.