Descrição da imagem: sentados em uma toalha de piquenique quadriculada da cor verde, uma mulher branca, de cabelos castanhos, usando uma calça e blusas pretas, com seu filho pequeno no colo, que aparenta em torno de dois anos, branco e cabelos loiros. a mãe lê para o filho um livro infantil.
Foto: Tanto Mar Fotografia

A literatura infantil pode ser uma grande aliada nesses tempos difíceis que estamos vivendo. Se estamos em casa por conta do isolamento físico, os livros para os pequenos (e para gente grande também) se tornam caminhos para viagens, aliados em aventuras, pontes para novas amizades. As histórias despertam emoções, nos trazem novos aprendizados.

Muitas editoras, plataformas e institutos disponibilizaram títulos online gratuitamente para as crianças. Vale lembrar que pdf não substitui o livro impresso. Faço coro ao manifesto da editora Pulo do Gato: “uma pequena, porém sincera tentativa de contribuição para que a leitura literária ocupe, neste difícil momento de inseguranças e incertezas, um respiro de troca entre educadores, alunos e pais para tornar a vida mais hospitaleira, como diz a pesquisadora e escritora Yolanda Reyes.”


Editora Pulo do Gato
semanalmente, um livro novo para ser lido com manual de leitura aqui

Editora Brinque-Book
semanalmente, via newsletter, um título novo na íntegra

Fundação SM
Os livros vencedores do Prêmio Barco a Vapor foram disponibilizados gratuitamente aqui

Editora Tricoleca
Livros e guias de leitura gratuitamente para as famílias no link

Editora Bamboozinho
Livros para a primeira infância aqui

Kidsbook
A iniciativa do projeto Itaú Criança disponibiliza livros digitais na plataforma

Domínio Público
O site disponibiliza inúmeros títulos infantis