Foto: Lara Valença | Divulgação

Iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte, o Circuito Municipal de Cultura descentraliza e democratiza o acesso a uma programação cultural diversa e expressiva. Durante o período de isolamento físico por conta da pandemia da Covid-19, a programação infantil gratuita acontece virtualmente.

A 1ª Mostra traz exibições de vídeos que abarcam linguagens artísticas como a literatura, o cordel e o teatro. Entre as atividades, está uma oficina de bonecos articulados ministrada pelo Grupo Pigmalião Escultura que Mexe, que ensina as crianças a ressignificarem objetos descartados. Recebe, ainda, trabalhos autorais de dois nomes de outros estados: a cordelista pernambucana Mari Bigio, que apresenta três leituras de cordéis, sendo uma delas inédita e criada especialmente para a Mostra; e o artista Márcio de Camillo, do Mato Grosso do Sul, que participa com dois poemas musicados criados em homenagem ao poeta Manoel de Barros, que ganharam animações em vídeo.

11/02 – Quinta-feira – 11h
Literatura de Cordel: “Lampião Lá do Sertão”, com Mari Bigio

Neste Cordel, a pernambucana Mari Bigio reinventa a história do mais famoso dos cangaceiros. A leitura, gravada em vídeo, tem duração de três minutos e 25 segundos.  

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

12/02 – Sexta-feira – 17h
Oficina Pigmalião de Construção do Boneco Papa Lixo

A oficina ensina os pequenos a construírem bonecos articulados a partir de materiais reciclados, com a ajuda dos adultos. A atividade estimula a criança a utilizar imaginação e criatividade para descobrir possibilidades de reciclar os materiais de descarte, além de proporcionar reflexões sobre o descarte do lixo e a consciência ecológica. É necessário o acompanhamento dos pais durante a realização. A atividade tem duração total prevista de 40 minutos. 

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

12/02 – Sexta-feira – 18h
“Bernardo”, de “Crianceiras: Manoel de Barros”, com Márcio de Camillo (Campo Grande/MS) 

O artista apresenta dois poemas musicados do disco “Crianceiras”, projeto que homenageia o poeta Manoel de Barros e busca aproximar as crianças da literatura, da música e da poesia. O vídeo dura três minutos e 19 segundos. 

Veiculação: YouTube (disponível até 13/03)
Classificação: Livre

13/02 – Sábado – 11h
Literatura de Cordel – “O Baú de Surpresas ou A Bagunça dos Brinquedos”, com Mari Bigio

Literatura de Cordel e Brinquedos populares se unem nessa história cheia de boas surpresas. Com doçura e encantamento, a cordelista costura um encontro brincante que começa bagunçado, mas termina cheio de harmonia. A leitura, gravada em vídeo, tem duração de três minutos e 25 segundos.  

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

13/02 – Sábado – 9h
Mostra Infantil | Grupo Pigmalião Escultura que Mexe 
“Ana do Geraldo para Pequetitos – CrossFit da Ana”

Neste pequeno espetáculo, gravado em vídeo, a personagem Ana do Geraldo dá uma aula de ginástica para a criançada – o CrossFit da Ana. 

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

13/02 – Sábado – 18h 
“O Menino e o Rio”, de “Crianceiras: Manoel de Barros”, com Márcio de Camillo (Campo Grande/MS)

Concebido pelo cantor e compositor Márcio de Camillo a partir dos poemas de Manoel de Barros, o projeto “Crianceiras” busca aproximar as crianças da literatura, da música, da poesia e das artes em geral.
No dia 13, será exibida a animação criada para a música “O Menino e o Rio”, composta por Márcio de Camillo em homenagem ao poeta.

Veiculação: YouTube (disponível até 13/3)
Classificação: Livre

14/02 – Domingo – 11h
Cordel para Meditar: “O Jardim da Primavera”, com Mari Bigio (inédito)

Se você fechar os olhos e se deixar guiar por este belíssimo cordel, poderá sentir o frescor da primavera em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Neste cordel inédito, criado para a Mostra Infantil do Circuito, a cordelista evoca uma frequência de tranquilidade e relaxamento, contribuindo para que crianças e adultos possam experimentar a meditação guiada de um jeito todo especial: através da poesia. A leitura, gravada em vídeo, tem duração de cinco minutos.

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre

14/02 – Domingo – 9h
Grupo Pigmalião Escultura que Mexe 
“Ana do Geraldo para Pequetitos – Cozinhando com a Ana”                                                                                                                                                                             

Neste pequeno espetáculo, gravado em vídeo, a personagem Ana do Geraldo dá uma aula de culinária para a criançada.  

Veiculação: YouTube
Classificação: Livre