Tanto Mar Fotografia

Diferentemente da aquisição da língua oral, que acontece de forma natural, a aprendizagem da língua escrita é um produto sociocultural, sendo necessária uma instrução formal e sistemática, que é passada pela escola. O processo de alfabetização requer da criança o desenvolvimento de algumas habilidades como, por exemplo, relação letra-som, noção do princípio alfabético (entender como o alfabeto funciona), noção de rima e leitura e soletração de palavras desconhecidas.

Algumas crianças, nesse processo de construção, podem apresentar dificuldades em desenvolver algumas dessas habilidades. Para ajudar essa criança, pais e professores devem trabalhar juntos de modo a identificar o impedimento para que a criança consiga alcançar o objetivo final da alfabetização: tornar-se um leitor de textos e do mundo que a cerca.

No entanto, vivemos em um mundo tecnológico em que a escrita no papel tem sido substituída, cada vez mais, pela escrita nas teclas do computador ou do celular – e que se potencializou com a pandemia e as aulas remotas. De que modo isso pode ser um problema para esse processo do aluno?

Vamos considerar aqui o uso dos auto corretores, tanto no celular quanto no computador. Muitas pessoas têm a sensação (equivocada) de que o programa realmente corrige nossa escrita. Só que isso não é verdade. Esses programas trabalham com um banco de dados de palavras que foram inseridas em uma lista. Ao digitar uma palavra diferente das que estão na seleção que ele já reconhece, o programa assinala a palavra. É muito comum, por exemplo, sobrenomes diferentes serem marcados como palavras erradas.

Por outro lado, há algumas palavras que se diferenciam em significado e/ou em classes gramaticais apenas pela colocação de um acento. Por exemplo: médico (substantivo – profissão) e medico (verbo que expressa a ação de medicar). Se digitarmos qualquer uma dessas palavras, independente do contexto, o computador irá aceitá-las, uma vez que as duas estão no banco de dados.

Trouxe essa explicação mais técnica para chamar a atenção dos pais para uma situação que tenho visto acontecer de forma recorrente e que me preocupa bastante: utilizar celular e tablet para auxiliar na alfabetização, principalmente quando a criança apresenta dificuldades no processo. Devemos ter cuidado com tais recursos, para que eles não sejam mais um dificultador para a criança, especialmente nas questões relacionadas à ortografia. Os problemas relacionados à alfabetização devem ser trabalhados de forma específica por profissionais capacitados para orientar as famílias e os alunos, sejam os professores, ou mesmo um psicopedagogo.