Card de divulgação da Semana Mundial do Brincar, com ilustração de uma criança desenhando uma casa, e as informações de tema e data.

Casinhas das Infâncias é o tema da 12ª Semana Mundial do Brincar, que acontece entre 22 a 30 de maio. Realizada pela Aliança pela Infância com o intuito de despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Também trazer à tona manifestações culturais e artísticas de diferentes regiões e transmitidas de geração em geração, como as brincadeiras passadas de pais para filhos.

O momento que nos atravessa, potencializa a necessidade de proteção e acolhimento das crianças, e o faz de conta pode ser o caminho. A gente sabe que as coisas mais simples do cotidiano familiar fazem parte do brincar das crianças, basta que estejamos abertos e proporcionemos tempo e espaço.

“Nas grandes casas, o esconderijo escuro, a casinha dentro do quarto ou nos fundos da moradia são espaços onde a imaginação deixa emergir as memórias mais marcantes da casa real. Nesses ambientes de solidão e de brincadeiras de irmãos, a criança tece uma interioridade afetiva, uma memória parental. Cria vínculos perenes de sua alma com a lama daqueles que permitem seu aconchego, asseguram seu acolhimento, valorizam seu imaginar. Vincula-se à aura familiar, perpetua sua ancestralidade.”
Gandhy Piorski, Brinquedos do Chão – a natureza, o imaginário e o brincar

A programação on-line pode ser acompanhada nas redes sociais da Aliança pela Infância.