Menina salta entre pedras na pracinha Luiz Fraga em Belo Horizonte. O céu está azul, a criança está de máscara com os braços abertos

Faz 9 anos que circulo pela cidade com a intenção de apresentá-la para as minhas crianças – e a vocês. E não me canso de avistar encantos. A dica dessa pracinha vizinha ao parque das Mangabeiras, e que a Serra do Curral como cenário, foi compartilhada pela querida Luciana Castro uma talentosa fotógrafa e mãe de dois pequenos que amam brincar lá fora.

Parquinhos, e pracinhas, naturalizados são os destinos preferidos das minhas meninas.

“O abrigo nos arbustos ou nas folhas sob um salgueiro no quintal, o filete de um riacho sazonal, até mesmo a valeta entre o quintal da frente e a rua – todos esses lugares são universos completos para uma criança pequena. (…) Quando deixamos os mais novos nos conduzirem para seus próprios lugares especiais, podemos redescobrir a alegria e o encantamento da natureza. Ao explorar esses lugares, entramos no mundo dos nossos filhos e deixamos que esses espaços naturais sejam uma bênção poderosa para eles. Ao expressar interesse ou até mesmo encantamento com a marcha de formigas nesses florestas de elfos, transmitimos às crianças uma mensagem que dura décadas, talvez até se estenda de geração em geração. Ao retornarmos a esses locais simples, mais encantados, vemos, com elas, como as estações funcionam, como o mundo gira e o como os reinos das criaturas surgem e desaparecem.” Richard Louv, em A última criança na natureza

As mais variadas árvores, “tanque” de areia e rochas, são alguns dos muitos elementos naturais que as crianças encontram por lá para brincarem atentos, exercitando a presença e desafiando limites: pular, subir, correr, cavar… Observar o trajeto das formigas, adivinhar formas das nuvens, criar brinquedos com gravetos, escalar as árvores, pique esconde, foram algumas das brincadeiras que curtimos em nossos passeios.

Se você não mora na região, experimente com intenção e sentido novos lugares. Não se esqueça, sempre respeite as medidas de segurança sanitária,  e brinque lá fora com cuidado e responsabilidade.

Endereço da Praça: Rua Alberto Teixeira Pais, 230 bairro Mangabeiras