atualizado em 10/8/22

Exposições também são programas para as crianças. Passear com os pequenos pelas artes é uma experiência instigante e divertida – leia mais aqui.

Este post será atualizado constantemente. Confira o que há em cartaz atualmente:

Mundos Indígenas | Espaço do Conhecimento UFMG

A história dos povos indígenas brasileiros não é uma só. Tão grande quanto um continente, nosso país abriga populações plurais, com costumes e tradições diversas. A exposição é um passeio pelo universo dos povos indígenas Yanomani, Ye’kwana, Xacriabá, Maxakali E Pataxoop.

Gratuita
Período: até 31/12/22, de terça à domingo, de 12h às 17h (sábado de  12h às 19h)
Acesso livre
Circuito Cultural Liberdade – Praça da Liberdade



Gemini | Casa Fiat de Cultura

Baseada em uma história em quadrinhos, Gemini, de Rogi Silva e Clémence Bourdaud, é fruto do diálogo entre os dois artistas – um brasileiro e uma francesa – que desenham de maneira metafórica suas experiências. Na exposição, a HQ é transportada para uma instalação digital e interativa, narrando a história de uma mulher que, depois de comemorar o Dia da Festa Nacional Francesa, dorme ao som dos fogos de artifício e sonha com suas próprias silhuetas. Elas dançam e se divertem juntas, até que um dos perfis foge para o mundo real. A mostra inclui, além da instalação Gemini, reproduções de desenhos de alguns dos livros de Rogi Silva.

Gratuita
Período: 14 de julho até 14 de agosto; de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Circuito Cultural Liberdade – Praça da Liberdade


Coleção Brasileira – de Alberto e Priscila Freire | CCBB

108 obras de arte do casal são expostas ao público. Dividida entre Arte Brasileira, Arte Mineira e Arte Popular, há  trabalhos de Guignard, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Yara Tupinambá, entre outros.

Gratuita
Período: até 29/8/22; quarta a segunda, das 10h às 22h
Circuito Cultural Liberdade – Praça da Liberdade


Brasilidade Pós-Modernismo | CCBB

Organizada em seis núcleos temáticos, intitulados, Liberdade, Futuro, Identidade, Natureza, Estética e Poesia, abriga instalações e novas mídias ao lado de pinturas, fotografias, desenhos e esculturas de 51 artistas de diversas gerações, etnias e procedências geográficas, produzidas a partir da década de 1960 até a atualidade.

Gratuita. Retirada de ingressos pelo site
Período: até 29/8/22; quarta a segunda, das 10h às 22h
Circuito Cultural Liberdade – Praça da Liberdade


34ª Bienal de São Paulo Itinerante – Faz escuro mas eu canto | Palácio das Artes

O recorte da mostra no Palácio das Artes é organizado a partir de três enunciados: O sino de Ouro Preto; Os retratos de Frederick Douglass; e A ronda da morte de Hélio Oiticica.

Gratuito
Período: até 25/9/22; de terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingo, de 17h às 21h
Av. Afonso Pena, 1537 – Centro


Desnorte | Centro Cultural Unimed BH

Com cerca de 120 imagens produzidas por Bob Wolfenson, divididas em retratos, fotos de moda, polaroides, extraídas de seus livros/exposições, fotos de viagens turísticas e de viagens em busca de locações, anotações fotográficas e álbum de família.

Gratuita
Período: 17/8 a 23/10/22; terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h
R. da Bahia, 2244 – Lourdes


A força viva da floresta | Centro Cultural UFMG

A mostra reúne um conjunto de telas a óleo da artista multimídia goiana Fabíola Morais que figuram a relação entre os povos da floresta diluídos no ambiente urbano e natural em extinção.

Gratuita
Período: 12/8 a 18/9/22; terças a sextas: 9h às 20h; sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Av. Santos Dumont, 174 – Centro