Na pracinha

Ciranda de reparos

Uma brincadeira de troca de cartas entre as crianças sobre a cidade de cada uma. Um convite para botar reparo nas miudezas e grandezas, parar na pressa. Afinal, é tempo de (re)encontro com a cidade, a partir de andanças, brincaços, memórias e afetos em família.  As vivências e lembranças afetuosas das férias são compartilhadas com novos amigos.

 

O olhar infantil conta muito sobre o lugar onde vivemos. As crianças têm um reparo apurado para perceber a grandeza das pequenas coisas e uma facilidade de ver o novo onde quer que seja, mesmo num lugar conhecido. Dar voz a essas percepções é a proposta da brincadeira, valorizando os catados pelas crianças no (extra)ordinário cotidiano, e nos (re)encantando, como adultos.

 

O mundo da criança começa onde ela mora. Quando vivencia o lugar em que habita, ela estabelece vínculos de pertencimento e memória e se torna um adulto com relações afetivas e de compromisso com a cidade e seu cui­dado.


Como funciona a brincadeira?


Cada família inscrita é convidada a registrar em uma carta seu olhar sobre a sua cidade (rua, bairro, quarteirão, calçada, praça, parque, ponto turístico – o que desejar). A sua coleção de memórias será compartilhada com outra família inscrita, via correios (sim, como antigamente pra gente sentir o tempo: expectativa, caminhada, instantes). Criamos uma ciranda de trocas de cartas entre famílias, reduzindo distâncias e aproximando pessoas através do brincar, por escrito ou desenhado, semeando novos vínculos em comunidade e com a cidade.


Inscreva-se em nossa comunidade
para ser informado sobre as novas datas.