Na pracinha

Ciranda de Reparos – Brincando de trocar cartas sobre a cidade

Ciranda de Reparos – Brincando de trocar cartas sobre a cidade

Vamos trocar memórias das férias de julho? A ciranda de reparos é uma brincadeira gratuita de troca de cartas entre as crianças sobre a cidade de cada uma. Um convite para botar reparo nas miudezas e grandezas, parar na pressa. Afinal, é tempo de (re)encontro com a cidade, a partir de andanças, brincaços, memórias e afetos em família.  As vivências e lembranças afetuosas das férias são compartilhadas com novos amigos.

O olhar infantil conta muito sobre o lugar onde vivemos. As crianças têm um reparo apurado para perceber a grandeza das pequenas coisas e uma facilidade de ver o novo onde quer que seja, mesmo num lugar conhecido. Dar voz a essas percepções é a proposta da brincadeira, valorizando os catados pelas crianças no (extra)ordinário cotidiano, e nos (re)encantando, como adultos.

O mundo da criança começa onde ela mora. Quando vivencia o lugar em que habita, ela estabelece vínculos de pertencimento e memória e se torna um adulto com relações afetivas e de compromisso com a cidade e seu cui­dado.

Como funciona a ciranda?

Cada família inscrita é convidada a registrar em uma carta seu olhar sobre a sua cidade (rua, bairro, quarteirão, calçada, praça, parque, ponto turístico – o que desejar). A sua coleção de memórias será compartilhada com outra família inscrita, via correios (sim, como antigamente pra gente sentir o tempo: expectativa, caminhada, instantes).

Criamos uma ciranda com a trocas de cartas entre famílias, reduzindo distâncias e aproximando pessoas através do brincar, por escrito ou desenhado, semeando novos vínculos em comunidade e com a cidade.

A brincadeira começa em casa com um papo em família sobre a brincadeira e a cidade. Nas férias, as famílias brincam pelos espaços-quintais sobre os quais escolheram contar nas cartas (rua, quarteirão, bairro, ponto turístico, praça, parque). Com tanta vivência no corpo e na alma, as crianças criam seus inventos – desenhos, fotografias, colagens, postais, histórias, miudezas, diversas expressões artísticas poderão compor esse acervo de lembranças afetivas dentro das cartas. E aí, a ciranda acontece. Cada  família posta nos correios suas feituras e aguarda a chegada de uma carta de outra família.

* A dinâmica da troca acontecerá via sorteio organizado pela produção do projeto. Todas as famílias participantes serão comunicadas por e-mail sobre o destinatário de sua carta. Cada família posta uma carta e recebe outra 🙂

Cronograma

Inscrições: até 31/7/23
Pra se inscrever, clique aqui

Sorteio: 4/8/22

Envio: 14 a 21/8/22

Importâncias

>> não se esqueça de conferir seus dados na inscrição para que nossa ciranda funcione 🙂
>> toda a comunicação sobre a brincadeira será por e-mail.
>> O custo de postagem da carta é de responsabilidade de cada família participante.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
E-mail

Veja também:

Espia as nossas dicas para ocupar as ruas com segurança e alegria na companhia dos pequenos
A nossa tradicional agenda dos bloquinhos infantis que alegram beagá para todo mundo brincar junto