Encontro Na pracinha na #semanamundialdobrincar2025

No domingo, 1º de junho, o Parque Primeiro de Maio se encheu de cores, sons e encantamentos. Em celebração à Semana Mundial do Brincar 2025, realizamos mais uma edição do Encontro Na pracinha, reunindo famílias em torno da força do brincar e da convivência ao ar livre.

Durante toda a manhã, crianças de todas as idades puderam explorar uma programação diversa, sensível e acessível, preparada com o cuidado de quem acredita no poder da infância para transformar o mundo. Entre mediações de leitura, oficinas artísticas, brincadeiras tradicionais, trocas de brinquedos e livros, o parque se tornou um grande quintal de experimentações, descobertas e trocas afetivas.

  • Biblioteca Lá Fora – Na pracinha, um cantinho para mergulhar nos livros sob a sombra das árvores;

  • Leitura ao Pé de Árvore, com mediação afetuosa de Fabiana Brasil, encantando ouvidos e corações;

  • Brincadeiras de Ontem, Hoje e Sempre, conduzidas pela equipe do Viver Criança, trazendo jogos tradicionais e memórias afetivas;

  • Oficina “Brincadeiras Daqui e de Lá”, da Cia Pé de Moleque, costurando culturas e ludicidades;

  • Ateliê Natureza, criado pelo Na pracinha em parceria com o Viver Criança, conectando arte e elementos naturais;

  • Toca Bebê, uma vivência musical para os bem pequenos, com condução de Raquel Anastácio;

  • Feira de Trocas de Brinquedos e Livros – Na pracinha, fortalecendo o cuidado com o meio ambiente e a ideia de compartilhar;

  • Andanças Urbanas, intervenção poética da Cia Ananda, que percorreu o parque com corpo, música e imaginação.

A acessibilidade esteve no centro da experiência, com a presença da equipe BH em Libras e os recursos sensoriais e de mobilidade oferecidos pela Vias Acessíveis, ampliando a participação com autonomia e acolhimento.

Os registros desse dia bonito ficaram por conta da sensibilidade da Tanto Mar (fotografia) e da Luz Composta (videografia), que eternizaram momentos de encantamento e presença.

Seguimos acreditando que é na praça, no parque, na rua — no coletivo — que cultivamos vínculos e garantimos o direito das infâncias a uma cidade viva, que brinca junto.

Espia a boniteza de manhã:

 

Este projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
E-mail

Veja também:

No dia 12 de julho, o Parque Jacques Costeau se transformou em quintal de férias com leitura, arte, brincadeiras. Uma manhã de encontros potentes, natureza e infâncias vividas com liberdade e imaginação.
O encontro Na pracinha está de volta com uma programação que celebra o encantamento das infâncias